BREAKING NEWS

Now Reading:

"Andrómeda" de Rodin atinge mais de 3,6 milhões de euros em leilão


France

"Andrómeda" de Rodin atinge mais de 3,6 milhões de euros em leilão

Uma escultura em mármore branco do escultor francês, Auguste Rodin, representando a princesa Andrómeda, foi vendida num leilão em Paris por mais de 3,6 milhões de euros.

A obra, que tinha sido oferecida por Rodin a um diplomata chileno há 130 anos, estava inicialmente estimada entre 800 mil e 1,2 milhões de euros.

No leilão da casa Artcurial, as licitações subiram num ápice – sobretudo pelo telefone. Esta obra é um dos cinco exemplares de “Andrómeda”, feitos pelo artista. Três encontram-se nas coleções dos museus Rodin em Paris, Filadélfia e Buenos Aires.

A quarta foi adquirida por um particular em 2006, num leilão em Nova Iorque, por 3 milhões de dólares.

A venda ocorre no ano em que se celebra o centenário da morte de Auguste Rodin (1840-1917). No programa das celebrações está, nomeadamente, a exposição retrospetiva da obra do artista, patente até 30 de julho, no Grand Palais, em Paris. A mostra reúne 200 obras de artistas contemporâneos que reivindicam a influência de Rodin.

Contrariamente à imagem atual do escultor, Rodin, como os grandes escultores do seu tempo, não esculpia ele próprio o mármore. A tarefa, difícil, era atribuída a artesãos especializados ou alunos, sob a orientação e os planos do artista.

Auguste Rodin trabalhava com as suas próprias mãos a argila, o gesso e mesmo o bronze.

Czech Republic

Russian hacker to be extradited